10 dicas de saúde que todo homem precisa ficar atento

Você já percebeu que os homens geralmente cuidam menos da saúde do que as mulheres? Em nosso país eles costumam viver menos, justamente pela falta...

Você já percebeu que os homens geralmente cuidam menos da saúde do que as mulheres? Em nosso país eles costumam viver menos, justamente pela falta de cuidados e a falta da procura por ajuda médica quando necessário.

Com isso, consequentemente os homens ficam mais doentes e vivem menos. Procurando conscientizar o autocuidado masculino, a preservação da saúde e o bem-estar, criamos uma lista com 10 dicas de saúde para os homens!

 

Dicas para a saúde masculina

 

A falta de atenção para a saúde facilita e muito para que doenças apareçam, mesmo que sem sintomas. Porém, com os hábitos corretos é possível viver de forma saudável e com menores riscos de doenças, veja as dicas de saúde masculinas para promover a saúde:

 

1.     Tenha uma prática regular de atividades físicas

 

Praticar atividade física regularmente garante diversos benefícios como o aumento da imunidade, redução de riscos de doenças como a diabetes e problemas no coração.

O recomendado é ao menos três vezes na semana, podendo ser uma caminhada, musculação, esportes e até mesmo dança. A dica extra está em achar algo que se adapte a sua rotina e seja prazeroso.

 

2.     Mantenha uma dieta balanceada

 

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicam que o consumo de frutas, legumes e verduras é maior entre as mulheres. A alimentação saudável auxilia na prevenção de doenças e aliada com os exercícios garante um melhor físico e qualidade de vida.

 

3.     Beba água

 

Essencial para o bom funcionamento do organismo, a água é benéfica para a pele, aprimora a absorção de nutrientes e ajuda até mesmo a regular o intestino.

 

4.     Evite o estresse

 

Uma rotina estressante sem os autocuidados necessários leva a diversos problemas que o estresse causa no corpo, como a depressão, insônia e ansiedade. Além da atividade física que reduz esses sintomas, procure tirar períodos para o lazer e relaxamento.

 

5.     Se atente ao seu sono

 

Uma noite de sono adequada ajuda na redução do estresse, melhora a memória, o raciocínio e até a imunidade.

 

6.     Faça check-ups regularmente

 

Realizar o acompanhamento médico regularmente para fazer um monitoramento da saúde ajuda a identificar doenças de forma precoce, facilitando um tratamento antes que apareçam complicações.

7.     Cuide de sua higiene íntima

Higienizar o pênis diariamente e de forma correta previne diversas doenças que podem ocorrer na região e até mesmo o câncer. No aparecimento de qualquer sintoma como dores ou problemas para urinar ou ejacular, um urologista deve ser procurado imediatamente.

 

8.     Tome sol

 

A exposição por até 15 minutos sem filtro solar ao sol auxilia na produção de vitamina D, fundamental para prevenir doenças como a osteoporose.

 

9.     Cuidado com o câncer de próstata

 

Como consequência da falta de visitas médicas regulares, o câncer de próstata é o tipo de câncer que mais afeta os homens.

Se atentar aos sintomas como fluxo urinário fraco, presença de sangue ao urinar, disfunção erétil e dores no quadril, e procurar um urologista na presença de qualquer um deles é extremamente importante, já que as chances de cura são muito altas com um diagnóstico precoce.

 

10. Evite o consumo de álcool

 

O consumo excessivo de álcool aumenta as chances de desenvolvimento de câncer no fígado, aumenta a pressão arterial, afeta os ossos e diversos outros problemas. Tenha um consumo consciente.

Com essas dicas de saúde, você homem terá um melhor bem-estar uma menor chance de doenças, prolongando assim a sua vida! Lembre-se sempre que na presença de qualquer sintoma de doença, procurar um profissional de saúde é a melhor opção.

Para mais artigos como este, visite o nosso blog.

Referências Bibliográficas

  • http://www.oncoguia.org.br/conteudo/sinais-e-sintomas-do-cancer-de-prostata/1188/289/https://clinicaunix.com.br/saude-do-homem-pontos-ficar-atento/
  • https://biossance.com.br/blogs/notas-do-laboratorio/beneficios-do-sol-descubra-o-que-a-luz-solar-tem-de-bom-para-o-seu-corpohttps://blog.allcare.com.br/dicas-manter-saude-do-homem-em-dia/
  • https://www.richet.com.br/clientes/novidades/veja-7-doencas-causadas-pelo-estresse/
  • https://www.tjsc.jus.br/web/servidor/dicas-de-saude/-/asset_publisher/0rjJEBzj2Oes/content/conheca-alguns-beneficios-de-uma-boa-noite-de-sono?inheritRedirect=falsehttps://www.unimedvtrp.com.br/5-dicas-praticas-para-a-saude-do-homem/
  • https://www.pharmaton.com.br/mostrar-dica/veja-30-dicas-de-saude-essenciais-para-homens/
  • https://ecomax-cdi.com.br/blog/8-perigos-do-alcool-no-corpo-humano/

Voltar

Ver mais

    Assine nossa newsletter



    oi