Infecção urinária: o que é e como evitar?

Em primeiro lugar, antes de saber como evitar a infecção urinária, é importante entender como ela é representada.

Em primeiro lugar, antes de saber como evitar a infecção urinária, é importante entender como ela é representada. Além de ser uma questão comum entre as mulheres, a infecção urinária pode ser responsável por facilitar muitos outros problemas que comprometem a saúde e o bem-estar.  

Existem diversos pontos determinantes para as causas da infecção urinária, um deles, por exemplo, é por conta da dimensão da uretra. Ou seja, por ela se apresentar 14 cm mais curta em relação a dos homens. Nesse caso, muitas bactérias podem acabar atingindo a bexiga. 

Mas não é só isso, a uretra é uma parte que fica posicionada perto da vagina e também do ânus. Com isso, acaba se tornando mais propensa ainda à contaminação de bactérias. Por isso, saiba agora quais são os principais sintomas e como evitar a infecção urinária. 

 Principais sintomas da infecção urinária 

Os sintomas que caracterizam a infecção urinária podem ser representados de diferentes formas. Mas existem algumas que sinalizam de maneira principal, como o fato de urinar com frequência. Além desse aspecto, uma das reclamações de quem está com infecção urinária é a dor no momento da micção. 

Sem contar que, um dos sintomas que também estão relacionados com a infecção urinária é a sensação de ardência após urinar. Existem, inclusive, alguns casos, onde o paciente percebe algumas determinadas quantidades de sangue. Nesse caso, isso acontece porque já foi desencadeada uma ação inflamatória, devido a constância das bactérias no sistema urinário. 

Algumas pessoas acabam tendo infecção urinária mais de uma vez a cada ano. Porém, isso não é, e não deve ser encarado como uma condição normal, ao contrário. Se uma pessoa acabou apresentando o problema mais de duas vezes, dentro de um ano, precisa investir todo tipo de cuidado e atenção. 

O mais correto é que o paciente procure de forma imediata o agendamento de uma consulta com um urologista. Esse é o médico que poderá indicar o tratamento com antibióticos, assim como outros procedimentos que atuam de forma preventiva. 

 Saiba como evitar a infecção urinária 

Existem alguns cuidados indispensáveis para prevenir a infecção urinária. Esses são: 

1. Não se esquecer de beber água 

Uma dica bastante essencial é beber bastante água. O recomendado é que seja, pelo menos, 2 litros por dia. Sendo assim, a água promove ação de expelir as bactérias que estão presentes na bexiga e também na uretra. 

 2. Mantenha sempre a higiene pessoal 

Outro grande aliado na prevenção da infecção urinária são os cuidados com a saúde íntima. Dessa forma, é essencial garantir que a região da vulva, assim como a do ânus estejam bem lavadas com água e sabão. 

 3. Evite prender a urina 

Se sentir vontade de ir ao banheiro, não deixe essa ação para depois. Prender a urina pode ser um dos responsáveis pela infecção urinária. Outra dica é sempre urinar após as relações sexuais.  

Isso garante que muitas bactérias possam ser eliminadas do trato. Quer saber mais sobre esse assunto e conhecer outros temas importantes? Então, acesse o site agora e fique por dentro.  

Voltar

Ver mais

    Assine nossa newsletter



    oi