O PAPEL DA VISCOSSUPLEMENTAÇÃO NO TRATAMENTO DE OSTEOARTRITE

A osteoartrite é um processo de alteração da articulação que pode apresentar múltiplas causas.

A osteoartrite é um processo de alteração da articulação que pode apresentar múltiplas causas. Embora seja um fenômeno natural que faça parte do envelhecimento do organismo, pode ocasionar desgastes severos das cartilagens, prejudicando a mobilidade do corpo.


Nestes casos, o uso da viscossuplementação pode apresentar múltiplos benefícios para pacientes que apresentam osteoartrite e sofrem com a falta de qualidade de vida devido a dor provocada pela doença.

Afinal, o que é viscossuplementação?


Trata-se de uma injeção de ácido hialurônico sintético diretamente nas articulações acometidas pelo desgaste. É utilizada no tratamento da artrite (osteoartrite), artrose e doenças cartilaginosas, em geral.

A viscossuplementação devolve o ácido que deveria estar presente no líquido sinovial, mas que está prejudicado.

Enquanto a articulação doente produz citocinas e enzimas relacionadas à doença, o ácido hialurônico modula esses efeitos por meio da interação com receptores presentes nos sinoviócitos (células da membrana sinovial).

Dessa forma, a viscossuplementação com ácido hialurônico atua de modo a retardar a progressão da doença além de gerar alívio prolongado da dor.

As aplicações poderão ser mensais ou semanais, tudo irá depender da necessidade do paciente, do produto aplicado e da orientação médica. A injeção feita é aplicada com anestesia local e praticamente indolor, podendo causar leve incômodo no momento da aplicação.

Quais os pacientes que procuram por viscossuplementação?

Os indivíduos que buscam pela injeção intra-articular costumam apresentar os seguintes sintomas:

  • Inflamação na região articular;

  • Desgaste na articulação;

  • Dores fortes;

  • Avanço da doença.

Esses são apenas alguns dos sintomas que podem atingir homens e mulheres de qualquer faixa etária. As limitações físicas como dificuldade para caminhar, mobilidade reduzida, rigidez e dor são alguns dos incômodos que doenças articulares como a osteoartrite podem causar.

Pessoas que tiveram lesões de ligamentos, lesão de menisco ou que apresentam quadro de artrite reumatoide podem tratar os sintomas com viscossuplementação de acordo com as indicações médicas.

Quais os benefícios da viscossuplementação?


Mesmo aqueles com previsão de tratamento cirúrgico para artrite podem se beneficiar da viscossuplementação.

As injeções de ácido hialurônico podem devolver ao paciente a mobilidade e qualidade de vida suficiente para adiar a cirurgia em até 3 anos.

Nos casos de tratamento da artrite, a punção com ácido hialurônico pode reduzir a dor e devolver a qualidade de vida do paciente. A viscossuplementação promove o aumento da mobilidade, efeito analgésico prolongado e estímulo da produção de células cartilaginosas.

Os efeitos da viscossuplementação podem durar de 6 meses até 2 anos, ao contrário da infiltração com corticoides que pode durar de 1 a 4 semanas apenas.

Apesar disso, em alguns casos o uso do ácido hialurônico nas articulações pode ser associado a corticoides para promover o alívio quase imediato da dor causada pela artrite.

Existem contraindicações?


Não existem contraindicações conhecidas para realização do processo de viscossuplementação e os efeitos colaterais são bastante incomuns ocorrendo em
aproximadamente 4,2% dos pacientes.

O procedimento da viscossuplementação só pode ser realizado por um médico especialista. Portanto, se houver interesse na realização do tratamento procure um médico.

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter



    oi