Osteoartrite: O que é e qual a causa?

A osteoartrite (também chamada de artrose) é uma das doenças reumatológicas mais antiga e comum nos humanos.

O que é Osteoartrite? 

A osteoartrite (também chamada de artrose) é uma das doenças reumatológicas mais antiga e comum nos humanos.  

É uma doença que pode afetar diversas articulações (união entre os ossos) sinoviais (que possibilitam a mobilidade) e é causada principalmente por inflamação à cartilagem articular, embora acabe comprometendo todas as estruturas da articulação. 

As extremidades ósseas que se unem para formar a articulação são cobertas por cartilagem articular. A cartilagem melhora o deslizamento e facilita a movimentação da articulação com uma “distribuição de carga” sobre ela. 

  • Quando uma pessoa tem osteoartrite, ela tem um processo inflamatório crônico na articulação acometida.  
  •  Essa inflamação pode progredir e acometer músculos, ossos e tendões.  

 

A osteoartrite afeta milhões de pessoas em todo o mundo. 

A osteoartrite é uma doença que afeta principalmente a cartilagem das articulações, podendo comprometer todas as suas estruturas. Ela é muito comum e pode ter várias causas. Ela é caracterizada por dor e rigidez.  

Felizmente, muitos dos fatores que influenciam a osteoartrite podem ser modificados, prevenindo, retardando os sintomas e favorecendo o tratamento 

 

Sintomas mais importantes 

A osteoartrite é caracterizada principalmente por dor, rigidez e perda de mobilidade na articulação afetada. 

Pode estar localizada no joelho, quadril, coluna cervical, torácica e lombar, dedos das mãos e dos pés, ombro, entre outras articulações. 

 

Causas mais frequentes 

A osteoartrite é a soma de muitos fatores. Existem muitas circunstâncias e doenças que podem causar ou levar à osteoartrite. Entre eles está: 

 

Idade  

A frequência da osteoartrite aumenta com a idade, simplesmente devido ao “maior uso” das articulações.  

É mais comum em pessoas com mais de 45 anos. Quanto mais velho você for, maior a probabilidade de ter osteoartrite. 

 

Afeta homens e mulheres 

Antes dos 50 anos, é mais comum em homens. Após essa idade, é mais comum em mulheres. As mulheres são mais propensas à osteoartrite. 

 

Hereditariedade  

A osteoartrite é uma doença causada por vários fatores. Apesar de ser uma doença inflamatória, observou-se que a hereditariedade é importante e pode fazer com que apareça mais facilmente em pessoas com histórico de osteoartrite na família.  

Em algumas famílias, a osteoartrite pode resultar de um defeito hereditário em um dos genes responsáveis pelo colágeno, um dos principais componentes proteicos da cartilagem. Isso leva à cartilagem defeituosa e que se deteriora mais rapidamente. É possível que durante a juventude esses problemas não representem qualquer dificuldade, mas com o passar do tempo a cartilagem das articulações pode se desgastar.  

Pessoas predispostas a desenvolver osteoartrite nas mãos costumam ter protuberâncias ósseas nas articulações dos dedos das mãos (nódulos de Heberden e de Bouchard). 

 

Obesidade 

O peso exerce pressão sobre as articulações. O excesso de peso é um fator muito importante tanto em sua aparição quanto em sua progressão subsequente. Portanto, evitar o ganho excessivo de peso com o passar dos anos pode ajudar a prevenir ou retardar a progressão da doença. 

 

Alterações anatômicas congênitas ou adquiridas 

Pessoas que nasceram com defeitos ortopédicos que sobrecarregam as articulações podem ter mais risco de desenvolver osteoartrite. 

 

Lesão da articulação 

Algumas pessoas desenvolvem osteoartrite em certas articulações devido a lesões previas, favorecendo a inflamação crônica das articulações e da cartilagem.  

Ter lesões significativas aumenta o risco de desenvolver osteoartrite nessas articulações. Por exemplo, atletas que lesionam o joelho (entorses repetidas, rompimento de meniscos e/ou ligamentos, etc.) podem ter maiores riscos de osteoartrite.  

Evitar traumas e/ou lesões nas articulações, ou o tratamento correto em caso de lesões, pode ajudar a impedir o desenvolvimento da osteoartrite. 

Os trabalhos que requerem o uso prolongado e repetido das articulações estão associados à osteoartrite. A fadiga dos músculos envolvidos no movimento contribuem para a inflamação articular. 

Fortalecimento muscular pode contribuir para a prevenção da osteoartrite. Fazer exercícios físicos pode ajudar quem faz trabalho pesado. 

Referências Bibliográficas:

– Glyn-Jones S, Palmer AJ, Agricola R, Price AJ, Vincent TL, Weinans H, Carr AJ. Osteoarthritis. Lancet. 2015 Jul 25;386(9991):376-87. – Osteoarthritis: national clinical guideline for care and management in adults. In: Conditions. NCCfC (Ed), Royal College of Physicians, London 2008. – Hurley MV, Scott DL, Rees J, Newham DJ. Sensorimotor changes and functional performance in patients with knee osteoarthritis. Ann Rheum Dis 1997; 56:641.

Voltar

Ver mais

    Assine nossa newsletter



    oi