Quando a viscossuplementação é uma boa opção?

Os problemas com dores no joelho são muito comuns, independentemente da idade dos pacientes que a sentem.

Os problemas com dores no joelho são muito comuns, independentemente da idade dos pacientes que a sentem.

Dores crônicas, tendinite, artrite e artrose são doenças responsáveis por causar muitos desconfortos e dores, além da possibilidade de fazer com que os pacientes não consigam realizar algumas atividades comuns do dia a dia.

Por conta dos avanços na medicina, diversos tipos de tratamentos podem ser feitos para amenizar esses sintomas, e um deles é a viscossuplementação.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse tipo de tratamento que traz tantos benefícios aos pacientes e quando ele pode ser uma boa opção. Entenda a seguir:

 

O que é viscossuplementação?

 

A viscossuplementação é um tratamento caracterizado pela injeção de ácido hialurônico na articulação do joelho como forma de tratamento para as dores e problemas nessa região.

Esse ácido, mesmo que seja produzido pelo nosso corpo, é desenvolvido em laboratório, que possui o líquido sinovial em sua composição que é capaz de revestir as articulações.

 

Quais os benefícios da realização desse procedimento?

 

Uma das principais doenças que podem causar dores nos joelhos é a artrose, que causa degeneração na cartilagem dessa região e faz com que o líquido sinovial tenha uma qualidade ruim.

A viscossuplementação traz diversos benefícios para tratar a artrose, pois aumenta a lubrificação na articulação dos joelhos, diminui a inflamação local, diminui as dores, deixa a cartilagem mais nutrida e previne a piora da doença.

Os resultados desse tratamento são comprovados através das aplicações feitas, de estudos científicos e da melhora significativa que os pacientes apresentam.

Além disso, a viscossuplementação aumenta a lubrificação do fluido articular, fazendo com que a articulação tenha uma capacidade melhor de absorver o choque, melhorando a qualidade de vida dos pacientes ao praticar atividades simples como caminhar, por exemplo.

Com a viscossuplementação também é possível reduzir o desconforto e o inchaço local na articulação afetada pela doença, melhorando o estilo de vida. Com esse tratamento, a inflamação também é reduzida, diminuindo automaticamente as dores.

A injeção de ácido hialurônico faz com que os sintomas tenham uma melhora em um curto período, notando diferenças nas dores e trazendo benefícios que podem durar mais de seis meses.

A viscossuplementação é um tratamento que pode ser feito não só no joelho, mas também em regiões como ombro, tornozelo, mão e quadril.

 

Quais os cuidados pós-aplicação?

 

Por ser um tratamento invasivo, existem alguns cuidados que o paciente precisa tomar após a viscossuplementação.

Durante as 24 horas seguintes, é recomendado que o paciente não pratique nenhum tipo de atividade física, e evite pegar peso durante esse período.

Além disso, os médicos recomendam que o paciente evite dirigir nas primeiras horas após a viscossuplementação. O paciente pode trabalhar normalmente após o tratamento, mas não é indicado fazer muito esforço físico para não causar dores ou desconfortos locais.

Esse procedimento deve ser realizado apenas por profissional qualificado e especializado no assunto, além de ser através de recomendação médica.

Se você sente esses tipos de dores, saiba que poderá fazer esse tratamento, mas para isso, procure um especialista para se informar.

Referências Bibliográficas:

  • https://ortopedistajoelho.com.br/blog/descubra-os-beneficios-da-viscossuplementacao/amp/
  • https://www.creb.com.br/news/artrose-viscossuplementacao-pode-ser-uma-otima-opcao-de-tratamento
  • https://adrianoleonardi.com.br/artigos/quais-sao-os-beneficios-da-viscossuplementacao-no-joelho/

Procure um especialista

Ver mais

';

    Assine nossa newsletter



    oi