VISCOSSUPLEMENTAÇÃO: QUANDO ESSE TRATAMENTO É INDICADO?

A viscossuplementação é um tratamento com ácido hialurônico, que consiste na aplicação de injeção do ácido nas articulações desgastadas

A viscossuplementação é um tratamento com ácido hialurônico, que consiste na aplicação de injeção do ácido nas articulações desgastadas (por artrose ou condropatia avançada), para lubrificar as cartilagens dessas articulações. O objetivo do tratamento é diminuir a dor, a inflamação e o impacto nas estruturas ósseas da região.

 

Você sabe o que é ácido hialurônico?

É uma substância encontrada no nosso organismo, pois é produzida naturalmente pelo corpo. É responsável por manter a hidratação da pele e combater o envelhecimento.

O tratamento é indicado e realizado pelo médico ortopedista ou reumatologista mediante exames específicos e análise do histórico do paciente. É uma alternativa à cirurgia.
Neste artigo iremos falar para quem é indicado o tratamento, quais são os seus benefícios e efeitos colaterais. Continue lendo!

Para quem é indicada a viscossuplementação


A viscossuplementação é indicada para pacientes com artrose leve ou moderada. Na artrose, a superfície dos ossos torna-se áspera, o fluído torna-se mais fino e o espaço entre os ossos se torna menor.

O tratamento também pode ser indicado para pessoas com desgaste da cartilagem, lesões por sobrecarga, por impacto e inflamações.

Caso o paciente tenha artrose avançada, é recomendado que a viscossuplementação seja acompanhada por infiltração de corticosteroides para melhores resultados.

Em quais partes do corpo a viscossuplementação pode ser realizada?


A princípio, o tratamento era realizado na região do joelho. Mas, por conta dos resultados percebidos, a técnica foi aprimorada para outras articulações, como: ombro, quadril, punho, articulações facetarias da coluna vertebral e pequenas articulações dos pés.

Os exames de imagem são utilizados para que o médico tenha ciência das regiões específicas de aplicação do tratamento.

O que fazer após a injeção:

Recomenda-se que o paciente não dirija logo após a aplicação do tratamento;

  • Aplique compressas de gelo sobre o local durante 2 a 3 horas;

  • Repouse durante as próximas 24 horas;

Principais efeitos da viscossuplementação:


Os principais efeitos observados são:

  • Atuação nos receptores de dor articular, causando analgesia prolongada;

  • Redução da ativação das células inflamatórias;

  • Estímulo da produção do ácido hialurônico do próprio corpo;

  • Melhora da lubrificação articular;

  • Estímulo da produção de colágeno tipo II e das células cartilaginosas.

O tratamento pode apresentar efeitos colaterais?


Os efeitos colaterais do tratamento são raros, mas algumas pessoas podem senti-los. O efeito mais comum é dor leve e inflamação na área em que foi aplicada a injeção, mas vai diminuindo com o passar dos dias.

Se você quer saber mais sobre a viscossuplementação, consulte um médico na rede de especialistas, clicando aqui.

Voltar

Ver mais

    Assine nossa newsletter



    oi