Dor Neuropática

A dor neuropática é um tipo de sensação dolorosa e crônica relacionada a lesões ou doença dos nervos que conduzem a dor até o cérebro, e pode ser desencadeada por diversas outras doenças, acometendo, em média, de 7% a 17,9% da população geral.

Sintomas / Diagnóstico

A doença pode resultar da compressão ou lesões em um nervo – por conta de um tumor, por exemplo, ou de patologias que afetam todo o corpo, como o diabetes – ou do processamento anormal ou interrompido dos sinais da dor até o cérebro e medula espinhal. Os sintomas se apresentam através de sensações de formigamento, queimação ou hipersensibilidade ao toque ou ao frio, causando dores de forma intensa.

Seu desenvolvimento também pode se dar após a realização de cirurgias e em pessoas com quadro de ansiedade e depressão. Em contrapartida, tais transtornos psicológicos podem ser desencadeados pela própria dor neuropática.

Para o diagnóstico correto, é necessária a avaliação médica detalhada e em alguns casos realização de exames de sangue, ressonância magnética (RM), eletroneuromiografia, entre outros. Seu tratamento é realizado com uma combinação de medicamentos, fisioterapia, estímulo da medula espinhal ou nervos e, em alguns casos, intervenção cirúrgica.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi