Epilepsia

A epilepsia é o quarto transtorno neurológico mais comum, acometendo 1 em cada 100 pessoas de todas as idades, raças e de ambos os sexos. Ela consiste em uma alteração temporária e reversível do funcionamento do nosso cérebro, podendo ser decorrente de lesões, infecções e até causas desconhecidas.

Sintomas / Diagnóstico

Podendo se manifestar de diversas formas, uma das mais comuns é a crise convulsiva/convulsão – ou crise epiléptica –, que pode provocar quedas, contrações musculares, salivação intensa e respiração ofegante. Outros tipos de crises podem se manifestar com movimentos involuntários, fala incompreensível, percepções visuais ou auditivas anormais, alterações transitórias de memória, mas, no geral, os sintomas variam de acordo com o o local no cérebro aonde se inicia a crise.

A epilepsia pode aparecer por conta de alguma lesão cerebral ocasionada por forte pancada na cabeça, mas também pode ser decorrente de infecções, neurocisticercose, abuso de álcool ou drogas, acidente vascular cerebral e pode ter também a sua causa como indeterminada.

Por sua vez, o diagnóstico adequado é realizado por médicos especialistas mediante o histórico médico e auxílio de exames como laboratoriais de sangue e urina, além dos neurológicos, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, eletroencefalograma e vídeo-eletroencefalograma. A partir da confirmação, o tratamento conta com medicamentos que evitam e controlam as descargas cerebrais anormais, uso de estimuladores, dietas específicas, podendo chegar à intervenção cirúrgica de acordo com a cada caso

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi