Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta, principalmente, através de dores no corpo todo. Acomete mais mulheres do que homens e costuma surgir entre os 30 e os 50 anos, podendo aparecer também em pessoas com mais idade, crianças e adolescentes.

Sintomas / Diagnóstico

Ainda que apresente causas desconhecidas, a doença pode aparecer após traumas físicos ou psicológicos ou infecções graves, com o quadro inicial caracterizado por uma dor já difusa no corpo que, aos poucos, passa a envolver mais áreas do corpo.

Além das dores, a fibromialgia apresenta sintomas como fadiga, sono não reparador (superficial ou interrompido), alterações intestinais, alterações de memória e atenção e transtornos psicológicos, tais como ansiedade e depressão. Uma das principais características de pacientes que sofrem da doença é a sensibilidade ao toque ou compressão da musculatura, seja no momento do exame físico ou em interações físicas do dia a dia.

Seu diagnóstico é clínico, pode ser confirmado por clínicos gerais ou reumatologistas com uma entrevista detalhada, e não requer exames específicos para a comprovação, que pode ser feita considerando o tempo de dor e quantidade de pontos dolorosos à pressão..

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi