Fibrose Pulmonar

Também conhecida pela sigla FPI, a Fibrose Pulmonar Idiopática é uma doença pulmonar crônica de causa desconhecida, que apresenta evolução lenta e progressiva, se tornando fatal em até 2 a 4 anos após seu diagnóstico.

Sintomas / Diagnóstico

Mais comum em pacientes do sexo masculino e acima dos 60 anos, a FPI se manifesta com maior facilidade em fumantes e ex-fumantes. Entre seus principais sintomas estão a falta de ar com piora crescente e a tosse seca por mais de seis meses, e não há medida preventiva para a doença.

Com o avanço da patologia, pode haver redução da oxigenação nas extremidades, como na ponta dos dedos, que passam a apresentar aparência azulada, e pode-se fazer necessária a suplementação de oxigênio.

Para um diagnóstico concreto, são levados em consideração fatores como o histórico familiar, o exame clínico, alterações pulmonares e possíveis alterações radiológicas, identificados através de tomografias. Ainda assim, quando necessário, é realizada uma biópsia por cirurgia. Embora não possua cura, já existem opções de tratamento que reduzem o ritmo de progressão da doença.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi