Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)

A hiperplasia prostática benigna (HPB) acontece quando a próstata aumenta de volume e causa um estreitamento na uretra, gerando sintomas urinários. A condição afeta cerca de 23% dos homens acima dos 50 anos e 78% dos homens entre 60 e 70 anos.

Sintomas / Diagnóstico

Embora a causa exata não seja conhecida, especula-se que alterações hormonais unidas ao avanço da idade possam contribuir para tornar a doença mas frequente. Sua combinação de sintomas envolve não só a próstata aumentada, mas também dificuldade de micção, noctúria (necessidade de urinar com mais frequência), urgência e diminuição no volume e força do fluxo urinário.

O diagnóstico pode ser facilmente confundido com infecção urinária, câncer de próstata e bexiga hiperativa e, por isso, deve-se realizar exames específicos, como urofluxometria, exame retal e, se necessário, biópsia ou ressonância magnética (RM).

Para o tratamento, são recomendados medicamentos para relaxar os músculos da próstata e da bexiga ou para encolher a próstata, sendo a intervenção cirúrgica uma opção nos casos mais graves.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi