Osteoartrite

É um processo de alteração da articulação que pode apresentar múltiplas causas. Embora seja um fenômeno natural que faça parte do envelhecimento do organismo, pode ocasionar desgastes severos das cartilagens, prejudicando a mobilidade do corpo.

Sintomas / Diagnóstico

Além do desgaste da cartilagem articular, também ocorrem alterações ósseas (osteófitos), popularmente conhecidas como bico de papagaio, que aumentam conforme o passar dos anos. A doença tem como sintomas mais comuns a dor nas articulações, especialmente as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos, além de inchaço, calor e vermelhidão nas áreas e fadiga.

Suas causas podem ser divididas em primárias (desconhecidas) e secundárias (conhecidas), e entre as principais dessa última se encontram defeitos nas articulações, alterações no metabolismo, hereditariedade e até mesmo consequência de exercícios físicos.

O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais efetivo, e pode ser feito clinicamente ou, em casos específicos, através de exames de sangue e radiografias. Já o tratamento pode ser feito com medicações combinadas a uma rotina específica de exercícios físicos.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi