Além do desgaste da cartilagem articular, também ocorrem alterações ósseas (osteófitos), popularmente conhecidas como bico de papagaio, que aumentam conforme o passar dos anos. A doença tem como sintomas mais comuns a dor nas articulações, especialmente as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos, além de inchaço, calor e vermelhidão nas áreas e fadiga.
Suas causas podem ser divididas em primárias (desconhecidas) e secundárias (conhecidas), e entre as principais dessa última se encontram defeitos nas articulações, alterações no metabolismo, hereditariedade e até mesmo consequência de exercícios físicos.
O diagnóstico precoce é essencial para um tratamento mais efetivo, e pode ser feito clinicamente ou, em casos específicos, através de exames de sangue e radiografias. Já o tratamento pode ser feito com medicações combinadas a uma rotina específica de exercícios físicos.
A osteoartrite é uma doença que pode afetar diferentes articulações do corpo e é causada principalmente por danos à cartilagem articular.
Ler maisA osteoartrite (também chamada de artrose) é uma das doenças reumatológicas mais antiga e comum nos humanos.
Ler maisA pandemia que nos atinge alterou nossa normalidade como a conhecíamos. Ela foi causada por um novo coronavírus.
Ler maisOs exercícios físicos são muito importantes no tratamento da osteoartrite, pois melhoram a função
Ler maisQuanto antes a osteoartrite for diagnosticada, maior a chance de a funcionalidade da cartilagem ser preservada por mais tempo.
Ler maisÉ possível fazer adaptações na rotina para ter mais qualidade de vida
Ler mais