Osteoporose

A osteoporose é uma doença que pode atingir todos os ossos do corpo, fazendo com que fiquem fracos e com possibilidade de quebra mesmo com esforços mínimos. Estima-se que mundialmente 1 em cada 3 mulheres e 1 em cada 5 homens acima dos 50 anos sofram com a doença.

Sintomas / Diagnóstico

No início, a doença não causa sintomas pois a perda da densidade óssea ocorre gradativamente ao longo da vida. Porém, com o passar do tempo, podem ocorrer fraturas que resultam em dor. Entre as principais causas, além do envelhecimento, estão a deficiência de estrogênio, baixos níveis de vitamina D e cálcio e outros distúrbios que diminuam o valor dos componentes que mantêm a densidade óssea.

A osteoporose se apresenta em três tipos distintos, a osteoporose primária, que ocorre espontaneamente, a secundária, causada por algum distúrbio ou medicamento, e a idiopática, que não possui causa conhecida. Alguns fatores como o uso de álcool e tabaco e hereditariedade também podem contribuir para o desenvolvimento da doença.

Seu diagnóstico é dado a partir de exames que avaliam a estrutura dos ossos, como radiografias, e de sangue, para medir os níveis de vitamina, levando em consideração fatores de risco como a idade avançada e fraturas anteriores. A confirmação é feita através do exame de densidade óssea na coluna e quadril, locais mais propensos a fraturas, e é útil para descartar a osteopenia, um quadro clínico de densidade óssea reduzida não tão crítico quanto a osteoporose.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi