Puberdade Precoce

A puberdade é uma fase natural da vida em que ocorrem modificações no corpo de uma criança, fazendo com que ela se torne um adulto. Considera-se como precoce a puberdade que surge antes dos 8 anos em meninas e dos 9 anos em meninos, frequentemente por causa desconhecida.

Sintomas / Diagnóstico

Mesmo sem a comprovação de causa, estuda-se que a doença pode surgir a partir de anomalias estruturais ou tumores no cérebro, além da neurofibromatose, do hipotireoidismo grave, tratamentos predecessores com radiação e até mesmo hereditariedade.

Podendo se apresentar de 3 tipos diferentes – puberdade central, periférica e incompleta – seus principais sintomas apresentam variações, sendo os principais o estirão de crescimento precoce, surgimento de pelos púbicos e nas axilas ainda durante a infância e desenvolvimento prematuro das mamas, testículos e pênis. Enquanto os meninos passam a ter aparência masculina rapidamente, as meninas também podem passar a menstruar.

O diagnóstico é baseado em exames de sangue para conferência hormonal, radiografias e exames de imagem. Já seu tratamento é inteiramente baseado em terapias hormonais.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi