Saúde Feminina

O corpo feminino possui necessidades específicas quando comparada ao organismo dos homens, por esse motivo as mulheres precisam estar sempre atentas ao seu corpo e investir na prevenção e nos cuidados com a sua saúde e bem-estar, que se iniciam com a realização de check-up regulares.

Sintomas / Diagnóstico

A saúde feminina engloba vários aspectos do bem-estar da mulher. Entre as questões que devem ser observadas estão: planejamento reprodutivo, alterações do ciclo menstrual, sangramentos transvaginais anormais, sangramentos após a menopausa, dor pélvica aguda ou crônica, nódulos mamários, infertilidade, corrimentos vaginais, úlceras genitais, verrugas vulvares, dor ao urinar, incontinência urinária, dor durante a relação sexual e alterações na sexualidade.

Anticoncepção

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser realizada entre a paciente e seu médico ginecologista, levando-se em consideração uma série de fatores, como fase e estilo de vida da paciente, histórico familiar de doenças, saúde geral e ginecológica, benefícios esperados entre outros pontos.

Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A síndrome causa alterações nos níveis hormonais que geram cistos nos ovários, fazendo com que eles fiquem maiores. Os principais sintomas são a irregularidade na menstruação e a alta produção de androgênios (hormônios sexuais masculinos), que gera aumento de pelos no rosto, nos seios e no abdômen, além da presença dos microcistos. Também é comum que a mulher apresente acne e obesidade.

Candidíase

A candidíase é uma infecção causada por um fungo, que se aloja comumente na área genital, que em situações de desequilíbrio se proliferam, causando sintomas extremamente incômodos como: Ardor, coceira, corrimentos e inchaço na região genital.

Vulvite e Vulvovaginites

Vulvovaginite é um tipo de inflamação que afeta, ao mesmo tempo, a vagina e a vulva (a parte externa da região genital feminina), ela pode ser causada por uma infecção por vírus, fungos ou bactérias. Os principais sintomas envolvem irritação e vermelhidão na região íntima, coceira constante, inchaço, corrimento e desconforto ao urinar.

Procure um especialista

Blog

Ver todos

Zodiac TV

Ver todos

Podcast

Ver todos

    Assine nossa newsletter



    oi